voltar

Desafiando a Matemática: A Arte de Ensinar com Jogos

Vanda Santos

Vanda Santos, doutorada em Didática de Ciências e Tecnologia, com especialização em Didática de Matemática pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é membro integrado do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e membro colaborador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). Integra o lem@tic – Laboratório de Educação em Matemática. É editora convidada da Frontiers in Education – STEM: Innovation on Teaching and Learning Vol. II e revisora dos jornais científicos Computers and Education e Education and Information Technologies. É membro da equipa do projeto OPENUS4ALL. Lecionou unidades curriculares da área de Didática da Matemática e, anteriormente, várias unidades curriculares de Matemática em diversos Institutos Politécnicos como assistente, assim como na Universidade Timor Lorosa’e, em Timor-Leste, como Professora Convidada. As suas principais áreas de investigação são software matemático, tecnologias educativas, STE(A)M e educação. https://orcid.org/0000-0002-3953-6123.


Nível de Ensino:
2.º, 3.º Ciclos de Ensino Básico e Ensino Secundário
Objectivos:

Explorar, de forma prática e reflexiva, o uso de jogos como estratégia didática eficaz no ensino da Matemática, destacando seu potencial para promover o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a motivação dos alunos. Durante a sessão, abordaremos a aplicação de jogos didáticos matemáticos e como essas ferramentas podem tornar a aprendizagem mais significativa, dinâmica e inclusiva. Também discutiremos maneiras de integrá-los intencionalmente ao currículo, assegurando que contribuam para o desenvolvimento das competências essenciais do século XXI, adaptadas aos diferentes níveis de ensino.

Conteúdos:

Nesta sessão, serão exploradas propostas de jogos didáticos aplicados aos diferentes domínios das Aprendizagens Essenciais da Matemática, nomeadamente Números, Álgebra, Geometria (e Medida) e Funções.