- Compreender os conceitos fundamentais de Inteligência Artificial (IA) e a sua
relevância para o contexto da educação matemática.
- Identificar, explorar e avaliar ferramentas de IA que podem apoiar os professores
de Matemática na planificação, dinamização e avaliação das aprendizagens dos
alunos dos 2.º e 3.º CEB.
- Analisar criticamente o potencial das ferramentas de IA para a promoção de
aprendizagens significativas em Matemática, fomentando o desenvolvimento de
competências essenciais como a resolução de problemas, o raciocínio
matemático, a comunicação e o pensamento crítico.
- Discutir os desafios éticos, pedagógicos e práticos associados à integração da IA
no ensino da Matemática.
- Promover um espaço de partilha e discussão de experiências e boas práticas entre
os professores participantes.
- Introdução à Inteligência Artificial (IA)
- IA no apoio à planificação e dinamização de aulas de Matemática nos 2. e 3.º CEB
- IA na avaliação das aprendizagens em Matemática dos alunos dos 2.º e 3.º CEB
- Análise crítica e discussão da integração da IA nas aulas de Matemática