voltar

Potenciar o Ensino da Matemática no 3.º Ciclo com Inteligência Artificial: Da Planificação à Avaliação

Helena Gomes

Helena Gomes, concluiu o Doutoramento em Matemática, na especialidade de Teoria Espetral dos Grafos, em 2018, pela Universidade de Aveiro, o Mestrado em Matemática, na especialidade de Álgebra e Teoria dos Sistemas, em 2006, pela Universidade de Aveiro e a Licenciatura em Matemática (ensino de), em 2002, pela Universidade de Aveiro.
É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Viseu, na Área Disciplinar de Matemática, onde trabalha na formação inicial e contínua de professores há mais de 23 anos e é membro integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), do Departamento de Matemática, da Universidade de Aveiro.
Divide a sua investigação entre a Matemática, através da Teoria Espetral dos grafos, e a investigação em Educação Matemática e Informática Educativa, tendo participado em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. No ano de 2022 integrou a equipa que resolveu um problema de Teoria Espetral dos Grafos em aberto há mais de 60 anos.
No âmbito da Educação Matemática, integra equipas de avaliação e certificação de manuais escolares de Matemática dos primeiros anos e já colaborou com o Ministério da Educação na elaboração de materiais didáticos para apoiar o ensino da Matemática.
Participa na equipa de formação de professores, no âmbito das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática (Ensino Básico e Secundário).
Atualmente frequenta o Programa Doutoral em Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes, no Instituto Superior de Engenharia do Porto.


Nível de Ensino:
2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Objectivos:

- Compreender os conceitos fundamentais de Inteligência Artificial (IA) e a sua relevância para o contexto da educação matemática.
- Identificar, explorar e avaliar ferramentas de IA que podem apoiar os professores de Matemática na planificação, dinamização e avaliação das aprendizagens dos alunos dos 2.º e 3.º CEB.
- Analisar criticamente o potencial das ferramentas de IA para a promoção de aprendizagens significativas em Matemática, fomentando o desenvolvimento de competências essenciais como a resolução de problemas, o raciocínio matemático, a comunicação e o pensamento crítico.
- Discutir os desafios éticos, pedagógicos e práticos associados à integração da IA no ensino da Matemática.
- Promover um espaço de partilha e discussão de experiências e boas práticas entre os professores participantes.

Conteúdos:

- Introdução à Inteligência Artificial (IA)
- IA no apoio à planificação e dinamização de aulas de Matemática nos 2. e 3.º CEB
- IA na avaliação das aprendizagens em Matemática dos alunos dos 2.º e 3.º CEB
- Análise crítica e discussão da integração da IA nas aulas de Matemática