- Familiarizar os educadores com as novas diretrizes e metodologias de ensino de
Matemática A.
- Incentivar práticas pedagógicas inovadoras que promovam a aprendizagem ativa e a
resolução de problemas.
- Explorar metodologias ativas como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula
invertida, e aprendizagem cooperativa.
- Demonstrar como essas abordagens podem ser aplicadas especificamente ao ensino
de Matemática A.
- Identificar maneiras de tornar a Matemática A relevante e interessante para os alunos.
- Compartilhar práticas de gestão de sala de aula que facilitam um ambiente de
aprendizagem positivo e produtivo.
- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas
nas novas AE
- Ideias inovadoras do Currículo:
- Matemática para a Cidadania;
- Pensamento Computacional;
- Diversificação de temas no currículo;
- Matemática para todos.
- Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais:
- Resolução de problemas, modelação e conexões
- Raciocínio dedutivo e lógica matemática
- Recurso sistemático à tecnologia
- Tarefas e recursos educativos
- Práticas enriquecedoras e criatividade
- Organização do trabalho dos alunos
- Comunicação matemática
- Avaliação para a aprendizagem
- Operacionalização das Aprendizagens Essenciais.
- Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a
compreensão e resolução de problemas:
- Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos;
- Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação,
simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico;
- Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos
digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos
sensores, bem como a outros equipamentos e materiais;
- Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de
programação integradas na resolução de problemas.